O porta paletes é uma das mais importantes ferramentas utilizadas nas estruturas de armazenagem das empresas, portanto, é fundamental para o sucesso dos processos de uma organização.
A área de logística passou a ser vista nesses últimos anos como um setor estratégico e decisivo, inclusive no que se refere à decisão de compras dos consumidores.
Por isso, as mudanças de comportamento da população obrigaram as empresas a modificarem a sua forma de tratar esse importante setor, onde, até então, era uma área destinada ao suprimento das lojas e atendimento aos clientes dos mais diversos segmentos, transformando-se em um fator decisivo na definição das compras por parte do mercado.
Para se ter ideia a esse respeito, uma pesquisa realizada pela empresa Capterra mostrou que 64% dos compradores de lojas virtuais consideram o tempo de entrega do seu pedido como fator determinante no momento do fechamento do negócio.
A pergunta que está diretamente relacionada a esse assunto diz o seguinte: como atender o prazo de entrega sem uma estrutura de qualidade no depósito que possibilite agilidade, praticidade e facilidade na movimentação das mercadorias?
Nesse momento, o porta paletes se transforma em uma excelente solução para atender a essas demandas, possibilitando rapidez, dinamismo e organização na armazenagem de materiais.
Agora, apresentaremos as variações dessa solução e as características de cada uma delas.
Continue conosco e conheça detalhes a esse respeito!
O que é um porta paletes?
Para compreendermos melhor essa estrutura é preciso saber que paletes são os estrados ou tablados utilizados para o armazenamento de produtos, sendo fabricados a partir de alguns materiais, como:
- madeira,
- plástico,
- metal.
Os porta paletes, por sua vez, são as estruturas que recebem esses materiais, facilitando o armazenamento e agilizando a movimentação dos produtos.
As principais características são facilidade e rapidez na movimentação dos materiais por meio de empilhadeiras e elevadores, além da possibilidade de estocagem de grandes quantidades de itens, pois a verticalização das estantes otimizam os espaços nos depósitos.
Conheça as variações do sistema de porta paletes
Basicamente, existem quatro variações desse sistema, como veremos na sequência:
Sistema porta paletes convencional
O sistema de porta paletes convencional é voltado a produtos que possuem alta rotatividade, quando longarinas podem ser ajustadas de maneira a permitir os estoques em alturas variáveis.
Além disso, sua estrutura é dimensionada para permitir qualquer peso, oferecendo ainda:
- rapidez de armazenagem,
- adaptação de cargas de alta rotatividade,
- possibilidade de movimentação de um palete sem precisar mover os outros,
- sistema compatível com a maioria dos equipamentos utilizados nos depósitos.
Sistema porta paletes drive-in
O sistema drive-in é bastante indicado para empresas que precisam armazenar grandes quantidades do mesmo produto, ou seja, é uma ótima opção para economizar espaços, uma vez que as estruturas podem ficar em forma de blocos compactados.
Essa opção é bastante comum em câmaras frias, onde se pode concentrar grandes quantidades de produtos, aproveitando espaços e reduzindo os custos de refrigeração.
As empilhadeiras, nesse caso, alimentam e retiram as mercadorias dos estoques sempre pelo mesmo lado, portanto, entram e saem dessas estruturas por apenas um local.
Esse modelo é interessante para empresas que trabalham com o sistema LIFO ou UEPS, ou seja, o primeiro produto que entra no estoque é aquele que recebe a prioridade de saída.
Sistema porta paletes drive-through
Um dos pontos a serem observados tanto no porta paletes drive-in como também no drive-through é que esses espaços possuem lastres com rodas que facilitam a movimentação.
A grande diferença entre os dois modelos é que o drive-through possibilita que as entradas dos materiais possam ser realizadas por um lado da estrutura, enquanto as saídas utilizam o oposto.
Isso é bastante importante para ambientes que possuem grande movimentação de materiais e necessidade de agilidade nas operações.
Nesse caso, é a melhor opção para empreendimentos que adotam o sistema FIFO.
Sistema porta paletes push-back
Por fim, chegamos ao sistema push-back, que traduzido significa “empurrar para trás”.
Essa estrutura, como o próprio nome deixa claro, possibilita que os paletes sejam empurrados na medida que novos materiais são acondicionados na estrutura.
Elas possuem, portanto, um pequeno trilho levemente inclinado que permite a movimentação, facilitando as operações das empilhadeiras.
Quais são as vantagens de optar por este tipo de sistema?
Optar pelo sistema porta paletes possibilita a organização dos ambientes e permite que o atendimento aos pedidos ocorra com rapidez e qualidade, por isso é fundamental para a satisfação dos clientes e atendimento às exigências do mercado.
Além disso, essa solução oferece as seguintes vantagens:
- diminuição dos custos de estocagem,
- segurança para os colaboradores,
- agilidade na movimentação,
- diminuição dos danos aos produtos,
- melhor aproveitamento dos equipamentos,
- mais espaço livre para circulação de colaboradores e veículos.
Agora que você conhece mais a respeito dessa importante estrutura logística, é hora de saber onde encontrar qualidade e a possibilidade de personalizar a solução de acordo com as necessidades do seu empreendimento.
Para isso, acesse nosso site e saiba como a Severo Sistemas de Armazenagens pode colaborar com os seus negócios. Estamos à disposição para atender às suas necessidades!