A eficiência é fator determinante nas operações logísticas e nessa hora as empilhadeiras desempenham um papel que vai muito além da simples movimentação de cargas no armazém.
De modo geral, essas operações garantem que as mercadorias consigam chegar até o cliente no prazo combinado e em perfeitas condições.
Isso envolve a armazenagem da mercadoria, o fluxo dos materiais nos centros de distribuição e a gestão do transporte, onde agilidade, precisão e eficiência são fatores-chave.
E as empilhadeiras são fundamentais na hora de elevar cargas pesadas, garantindo mais eficiência, agilidade, praticidade e precisão nos processos.
Também contribuem para que se possa otimizar os espaços dos armazéns, onde a verticalização torna-se uma realidade.
Neste post, apresentaremos a importância das empilhadeiras na agilidade e qualidade das operações logísticas. Continue a leitura e conheça detalhes a esse respeito!
Fases da gestão de operações logísticas
A gestão de operações logísticas envolve etapas diferentes e fundamentais.
Bem executadas, elas garantem o bom funcionamento de toda a cadeia de suprimentos e as empilhadeiras exercem importante papel em cada uma dessas etapas.
A primeira delas é o recebimento de mercadorias no centro de distribuição. Nesse momento, as empilhadeiras são fundamentais, principalmente no descarregamento rápido e seguro de cargas pesadas, levando-as do caminhão até o local de conferência.
Já a segunda etapa é a armazenagem, onde mais uma vez a empilhadeira desempenha importante papel para movimentar as cargas até as prateleiras e porta-paletes, ou mesmo em estruturas drive-in.
Outra importante fase é a separação de pedidos (picking). Aqui, os equipamentos facilitam o alcance de produtos armazenados em diferentes alturas, reduzindo o tempo de separação das mercadorias.
Na expedição dos produtos, as empilhadeiras ajudam no transporte dos pedidos já separados até a doca de embarque, garantindo agilidade no carregamento e rapidez na saída da mercadoria para entrega.
Em todas as etapas as empilhadeiras contribuem:
- garantindo maior agilidade e precisão aos procedimentos,
- eliminando a necessidade do esforço físico dos operadores,
- minimizando o risco de avarias das cargas.
O impacto das empilhadeiras na produtividade
Segundo publicação na Revista M&T, as empilhadeiras podem melhorar a eficiência das operações logística em um armazém em até 20%.
Isso acontece porque os equipamentos permitem realizar tarefas em menos tempo, com maior precisão e menor esforço físico por parte do colaborador.
O uso da empilhadeira também permite a movimentação de maior volume de cargas de uma única vez, eliminando as várias viagens.
Sem contar que ela também reduz as falhas humanas e perdas operacionais, elevando a produtividade e a eficiência nas operações logísticas.
Vantagens do uso de empilhadeiras nas operações logísticas
Como já vimos, são muitas as vantagens no uso de empilhadeiras nas operações logísticas, porém, vale conferir com mais detalhes cada uma delas.
A primeira delas é a eficiência operacional e a agilidade na movimentação de estoques, situação que ocorre em função da facilidade que esse equipamento oferece.
Todos os processos têm a sua velocidade acelerada, sem perda de qualidade nos controles ou da eficiência nas operações, uma vez que com o uso de soluções automatizadas tudo fica mais fácil e tarefas que levariam horas para serem realizadas são efetivadas em poucos minutos.
Outro ponto importante está na diminuição de erros e enganos, especialmente quando acompanhado por sistemas automatizados que indicam e facilitam as operações envolvendo as movimentações.
Por fim, e talvez o mais importante benefício oferecido através desses veículos nas operações logísticas, está na redução de custos, onde uma equipe mais “enxuta” consegue realizar as tarefas com qualidade, agilidade e precisão.
Não podem também ser esquecidos outros benefícios que acabam sendo gerados a partir da adoção desses equipamentos, tais como:
- redução de avarias,
- melhor aproveitamento de espaços,
- segurança para os colaboradores,
- diminuição no consumo de energia e despesas com a manutenção do armazém.
Estratégias para otimizar o uso das empilhadeiras
O sucesso na otimização do uso das empilhadeiras gera a melhora das operações logísticas, mas isso também envolve algumas estratégias que precisam ser implementadas pela empresa.
Tudo se inicia com a capacitação dos operadores e demais colaboradores que atuam no depósito, sendo fundamental que os cuidados sejam tomados para que acidentes sejam evitados.
Mais do que isso, os operadores precisam receber treinamento regulares, onde simulações práticas precisam ser realizadas, visando reduzir as falhas operacionais e melhorar o desempenho da equipe.
Outro ponto importante envolve a manutenção preventiva dos equipamentos, onde um bom cronograma precisa ser adequado a operação, contribuindo de maneira efetiva com:
- segurança do ambiente,
- confiabilidade nos equipamentos por parte dos operadores,
- diminuição dos custos com reparos e manutenção corretiva.
A organização do armazém, ou seja, a definição do seu layout, precisa estar adequada para que as empilhadeiras possam trafegar sem maiores problemas.
Por fim, é fundamental que todo o armazém receba as sinalizações de segurança, tanto as visuais como auditivas, visando contribuir para a segurança das operações logísticas.
Como se observa, o uso de empilhadeiras contribui de maneira efetiva no sucesso dos armazéns, porém, cuidados precisam ser tomados para que os resultados desejados sejam alcançados.
Se existe ainda alguma dúvida de como integrar esses veículos com as estruturas de armazenamento, entre em contato. Estamos prontos para conhecer a demanda da sua empresa e colaborar para o sucesso do seu empreendimento!