[Severo] 8 motivos para investir em uma transpaleteira

8 motivos para investir em transpaleteiras

A transpaleteira é uma ferramenta indispensável quando se trata de promover mais eficiência e otimizar o transporte de cargas pesadas dentro e fora de armazéns e demais espaços logísticos. 

O processo logístico envolve várias etapas e uma das mais importantes é a armazenagem, que consiste na atividade de estocar as mercadorias, sejam elas matéria-prima para a produção ou produto final vendido pela empresa de maneira organizada.

Seu principal papel é garantir o fluxo contínuo de materiais necessários para as funções comerciais e operacionais de uma empresa. 

Porém, um dos principais desafios desse setor é garantir a movimentação rápida e eficiente das mercadorias, seja na entrada ou saída dos produtos do local. 

A transpaleteira é um equipamento especialmente projetado para transportar cargas pesadas e colocadas sobre paletes, com facilidade e segurança, reduzindo o esforço físico do operador e garantindo mais eficiência na movimentação horizontal da mercadoria.

Quer conferir as vantagens de investir nessa ferramenta para a sua empresa? Continue a leitura e confira.

Explore as principais vantagens das transpaleteiras

A transpaleteira é um equipamento que tem como componentes principais garfos e rodas, podendo ser manual ou elétrica, e necessita de um operador.

Os garfos entram embaixo do palete, levantando-o e permitindo que toda a carga seja facilmente movimentada horizontalmente, de um lugar para o outro, sobre as rodas da transpaleteiras.

Mas, afinal, quais as vantagens de investir em transpaleteira? 

Redução de custos operacionais

Uma das principais vantagens em investir em transpaleteiras para o seu armazém é a redução de custos.

Primeiro, o preço de mercado de uma transpaleteira é mais baixo comparado com alguns outros equipamentos, como uma empilhadeira, por exemplo.

O uso do equipamento também reduz custos operacionais, afinal:

  • reduz a necessidade de mão obra,
  • otimiza o tempo de movimentação das mercadorias,
  • minimiza erros e ajuda a reduzir desperdícios e retrabalho.

Maior capacidade de carga

Outra vantagem de investir em transpaleteira é que você vai potencializar a capacidade de movimentação de carga no seu armazém.

O modelo manual pode suportar entre 2 mil e 3 mil quilos de carga, dependendo do modelo. Já as elétricas geralmente têm capacidade acima dos 3 mil quilos.

Existem modelos que trazem consigo uma balança integrada, permitindo pesar a carga durante o transporte. 

Leia também: Os desafios e soluções no armazenamento de cargas pesadas.

Aumento da produtividade

Seja pela capacidade de suporte de cargas e também pela facilidade nos processos de movimentação, as transpaleteiras aceleram todo o trabalho do transporte das mercadorias dentro do armazém ou fora dele.

O uso do equipamento também exige o mínimo de esforço por parte dos colaboradores,  contribuindo para que o transporte seja realizado em curto espaço de tempo, aumentando toda a produtividade na execução da tarefa, inclusive em pisos irregulares.

A ferramenta também garante mais segurança a todos os profissionais envolvidos na operação.

Facilidade de manuseio e operação simples

Seja manual ou elétrica, o manuseio da transpaleteira é simples e descomplicado, possibilitando que qualquer colaborador possa operá-la.

A manual possui controles de fácil acesso e a elétrica tem um painel intuitivo, de fácil compreensão. 

Ou seja, não há a necessidade de formações específicas para controlar o equipamento,  como são exigidas na operação da empilhadeira, por exemplo.

Versatilidade para diferentes espaços

A transpaleteira é um equipamento versátil que pode ser usado para levantar paletes de madeira, plástico e gaiolas. 

Da mesma forma que pode ser usada em diferentes espaços, como armazéns, depósitos, centros de distribuição, mercados e fábricas, inclusive em carga e descarga de caminhões e contêineres.

Durabilidade e baixo custo de manutenção

A alta durabilidade é outra vantagem para investir em transpaleteira. 

Graças à sua engenharia robusta, o equipamento é fabricado com materiais resistentes, como o aço, garantindo proteção contra corrosão e impactos durante o uso diário, assegurando uma vida útil longa e bom funcionamento, mesmo em ambientes industriais exigentes.  

Além da resistência, seu custo de manutenção é relativamente baixo em comparação com outros equipamentos de movimentação. 

E caso seja necessária a reposição de peças, os valores costumam ser acessíveis, facilitando a manutenção e reduzindo os custos operacionais no longo prazo. 

Ergonomia e segurança para o operador

Por reduzirem significativamente a necessidade de esforço físico por parte dos operadores, as transpaleteiras são grandes aliadas do bem-estar e segurança dos colaboradores.

Os equipamentos não só otimizam a movimentação de cargas pesadas, mas também ajudam na prevenção de lesões relacionadas ao esforço repetitivo, contribuindo para a ergonomia no ambiente laborativo. 

Os modelos manuais, por exemplo, possuem alças ergonômicas e as elétricas são desenhadas pensando no bem-estar do operador. Ambas permitem que o trabalhador lide com segurança com cargas pesadas.

Solução para negócios de todos os tamanhos

O mercado disponibiliza vários modelos de transpaleteira.

Cada um deles permite transportar e empilhar mercadorias paletizadas ou gaiolas aramadas que precisam ser conduzidas com facilidade e eficiência, atendendo os mais diversos tipos e tamanhos de negócios.

De modo geral, as transpaleteiras manuais são mais comuns no transporte de cargas pesadas, em locais menores e mais estreitos.

Já as elétricas facilitam o transporte de mercadorias pesadas por longas distâncias e em uma velocidade maior. 

Lembre-se que tão importante quanto investir em uma transpaleteira é preciso também ter um sistema de porta-paletes personalizável, permitindo se adaptar ao tipo de carga armazenada e a capacidade do local. 

Nessa hora, conte com a Severo